quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Portal Dia-a-Dia Educação.

 Portal Dia-a-Dia Educação. Neste portal, é possível encontrar diversos conteúdos tanto para educadores, quanto para estudantes.
Na seção alunos, há dicas de Por se tratar do Portal Educacional do Estado do Paraná, há seções com informações que se referem a particularidades da Educação deste estado, mas  com certeza muitas dicas poderão ser aproveitadas para apoiar o ensino e a aprendizagem aí no seu colégio.filmes, mapas, museus, relações de faculdades e universidades, história em quadrinhos, simulações e experimentos, que abordam temas de diferentes disciplinas: química, física, matemática, ciências, arte, biologia, educação física, espanhol, inglês, sociologia, história e muitas outras opções de pesquisa para interação e aprendizado divertidos.
Na seção destinada aos educadores, estão disponíveis recursos didáticos, como materiais de apoio às aulas, tanto no formato de livros e cadernos a serem impressos, quanto em vídeo. Ainda são indicados no portal os recursos didáticos recolhidos de outros lugares da web como, por exemplo, algumas bibliotecas online que disponibilizam obras virtuais do Brasil e outros países.
Conheça também as seções comunidade e escola do Portal Dia-a-dia Educação.

Fonte: http://www.educacao.estudantes.ba.gov.br/node/2049

JORNADA PEDAGÓGICA 2011 ACONTECE NAS ESCOLAS

No período de 1 a 4 de fevereiro, cerca de 50 mil educadores se reúnem nas suas próprias escolas durante a Jornada Pedagógica 2011. Participam também do encontro, professores, coordenadores, diretores, além de gestores e técnicos das escolas, diretorias regionais e Secretaria. O objetivo principal é planejar o ano letivo que se inicia no dia 7 de fevereiro, quando mais de 1 milhão de estudantes volta às salas de aula.
A perspectiva da Jornada é de melhorar o desempenho das unidades da rede estadual, assegurando a todos os estudantes o direito de aprender. Na pauta de discussões, além de orientações da Secretaria, está a análise de indicadores de desempenho da própria unidade escolar. O planejamento visa melhorar o desempenho dos estudantes e da escola, considerando o currículo, as diretrizes prioritárias, os indicadores de desempenho e a necessidade de consolidar o processo de alfabetização de todos os estudantes baianos.

Avaliar, planejar e realizar
Pela primeira vez, as escolas vão usar os próprios indicadores de desempenho como instrumento norteador do planejamento pedagógico do ano letivo. Dados como distorção idade-série, índices de aprovação, reprovação e abandono, além de resultados de avaliações externas como Prova Brasil, Ideb, Avalie e Enem vão ajudar os educadores a identificar aspectos da vida escolar que precisam ser melhorados e fortalecidos.
Ou seja, os resultados dos estudantes e das próprias escolas nas avaliações vão servir para direcionar os educadores no desenvolvimento de ações para reverter esta realidade. De acordo com a superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional (Supav), Eni Bastos, com base no desempenho é possível estabelecer melhor as metas e os resultados.
"Quando a gente trabalha focando nos resultados fica mais fácil direcionar as ações e construir um projeto pedagógico que dialogue com a realidade da escola. Quando a Secretaria da Educação envia resultados de avaliações, possibilita que as escolas tenham um diagnóstico preciso do seu desempenho e dos seus estudantes. Identificando as fragilidades e pontos fortes, o planejamento é elaborado, aumentando as chances de obter melhores resultados", pontua Eni Bastos.

Material pedagógico – Além dos indicadores de desempenho, as escolas vão receber materiais pedagógicos que vão dar suporte no planejamento das atividades de 2011. Antes de se debruçar para programar como os conteúdos serão ministrados em sala de aula, os educadores terão como subsídio a relação dos assuntos que os professores têm dificuldades de trabalhar com os alunos.
"Com esse material em mãos, os professores terão condições de estabelecer alternativas de trabalho para superar tanto as dificuldades dos alunos quanto às dificuldades de tratamento de conteúdo", explica o superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb), Nildon Pitombo. Segundo ele, as escolas contarão com o suporte destes materiais, que são produtos do próprio trabalho com a rede estadual de ensino, para ajudar no planejamento do ano letivo. "Um bom planejamento tem impacto direto nos indicadores de desempenho de cada escola", complementa o superintendente.

Comunicação interativa
Na abertura da Jornada Pedagógica, o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, e os superintendentes vão falar diretamente com os educadores em conexão direta com as escolas da rede estadual, via Internet. Os educadores também vão interagir com os gestores da Secretaria da Educação através do chat em tempo real. Esta é mais uma ferramenta de interatividade, que vem somar ao Sistema de Gestão Escolar, que já vem permitindo a integração de informações, com a participação de todas as Diretorias Regionais e escolas da rede. Para conectar e garantir a participação de sua escola, basta acessar o Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br

Conteúdo na Internet
Paraapoiar os gestores e educadores na realização da Jornada Pedagógica em cada uma das escolas da rede estadual, a Secretaria da Educação disponibiliza todo o material pedagógico no Portal da Educação. Basta acessar www.educacao.ba.gov.br e clicar no banner da Jornada Pedagógica 2011. Estão lá disponíveis desde as diretrizes da Secretaria, a programação da Jornada, artigos, vídeos até as avaliações de desempenho dos estudantes personalizadas por cada escola. A recomendação é utilizar o material no planejamento do ano letivo de sua escola para 2011.