domingo, 13 de novembro de 2011

Proposta Pedagógica da Equipe Gestora CEVA


PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EQUIPE GESTORA DO CEVA
      Pautado em valores tais como: excelência em qualidade de ensino e atendendo a comunidade; criatividade nas ações para que resultem no aprimoramento para soluções dos problemas junto à comunidade; ética ao elaborar trabalhos em equipe com a participação de todos (funcionários, estudantes, direção, professores e a comunidade) e respeito às diversidades culturais, que a Equipe Gestora do COLÉGIO ESTADUAL DE VILA DE ABRANTES tem como princípio fundamental a formação humana do indivíduo para que participe construtivamente de uma sociedade solidária.
       Acreditamos numa educação voltada para o SER, tendo como objetivo máximo o compromisso com a vida e os valores como a ética, a sensibilidade, a estética, a cidadania, a solidariedade, a verdade, o respeito e o bom senso.
Desta forma o estudante é o personagem central do trabalho pedagógico e sua aprendizagem terá foco na qualidade e na autonomia da escola e do professor.
       É pautado nos ideais de igualdade de condições, liberdade para aprender, pluralismo de idéias, que os gestores do CEVA procurarão  atender os anseios da comunidade, formando cidadãos capazes de lutar por um mundo mais justo e igualitário.
      Sendo assim, estaremos apresentando algumas das nossas propostas para a gestão de 2012 a 2015. Dentre elas: Identificar as causas das dificuldades apresentadas pelos (as) estudantes e estabelecer estratégias de intervenções pedagógicas para melhoria da aprendizagem; Realização de aulas extraclasses, tais como: visitas, aulas de campo, etc;Implantar projetos em que os estudantes desenvolvam as habilidades de leitura, interpretação e escrita em todas as disciplinas durante todo o ano letivo; Estabelecer parcerias com instituições ou entidades de educação profissional, bem como com profissionais da própria comunidade ou da U.E., com objetivos de capacitar os estudantes e estimulá-los a prosseguir seus estudos; Promover o dia da família na escola com o apoio da comunidade escolar e o colegiado, a fim de atrair a comunidade externa a participar do cotidiano escolar; Incentivar a formação de grêmio estudantil e representantes de turma como forma de promover ações de integração dos vários seguimentos na busca da melhoria dos objetivos educacionais; Incentivar e viabilizar a participação dos estudantes nos projetos disponibilizados pelo MEC e pela Secretaria da Educação: Escola Aberta, Ensino Médio Inovador, FACE, TAL, AVE, entre outros.
         Para que essas metas sejam alcançadas faz-se necessário uma metodologia sócio-interacionista que enfatize o indivíduo como sujeito ativo da sua própria aprendizagem, visando a modificabilidade cognitiva estrutural.
     Na certeza de contar com a credibilidade, participação e confiança de toda a comunidade de Vila de Abrantes reiteramos nossos sinceros agradecimentos e apreços.
Profº Adriano Sousa e Equipe Gestora

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Estado abre seleção para o primeiro emprego Ultima Atualização: 01/11/2011 às 10:13:44

Criado com a finalidade de abrir as portas do mercado do trabalho para jovens e adolescentes com renda familiar de até três salários mínimos, o Programa Mais Futuro, mantido pela Secretaria da Administração (Saeb), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, terá novo processo seletivo para formação do Banco de Aprendizes do Governo do Estado. A expectativa é que a nova seleção pública inscreva cerca de 30 mil jovens e adolescentes.
Alunos de escolas públicas, entre 14 e 18 anos de idade, já podem começar a se preparar. As inscrições acontecem de 01 a 06 de novembro, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.selecao.uneb.br/bancodeaprendizes2011. A taxa de inscrição é no valor de R$ 5. O edital da seleção, divulgado nesta sexta-feira (28), está disponível logo abaixo, em anexo, e no site das Voluntárias Sociais (www.vsba.ba.gov.br).
A nova seleção atenderá as exigências do Ministério do Trabalho, incluindo portadores de deficiência, sendo reservados 5% das vagas oferecidas ou que vierem a ser criadas durante o prazo de validade da seleção, que é de dois anos, podendo ser prorrogada por iguais e sucessivos períodos. Neste caso, o candidato deve declarar, no ato da inscrição, ser portador de necessidades especiais e entregar laudo médico, acompanhado de atestado de saúde ocupacional, de acordo com as exigências previstas em edital, até o dia 07 de novembro.
A seleção será composta por Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais de caráter eliminatório e classificatório, versando sobre Português (20), Matemática (20) e Atualidades e Cidadania (20), totalizando 60 questões. Os candidatos terão quatro horas para responder às provas, sendo necessário 50% de acertos do total das questões para que se tornem aptos a compor o Banco de Aprendizes. A divulgação do local de prova, horário e data vai obedecer ao previsto em edital, e o candidato pode imprimir o seu cartão de convocação por meio do site da Universidade Estadual da Bahia - Uneb
É necessário que os inscritos compareçam no dia da prova com pelo menos uma hora de antecedência antes do fechamento dos portões, portando caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis e borracha, além de um documento original de identificação com foto, entre eles carteira de identidade, de trabalho ou de habilitação, em bom estado de conservação. Será vetado o uso de materiais de consulta, telefones celulares, relógios, boné, chapéu, óculos escuros, pagers, protetor auricular, máquinas calculadoras ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico.
A Uneb que é responsável pela seleção pública, também realizou a primeira edição, em outubro de 2008, quando cadastrou 3.074 jovens aprovados no Banco de Aprendizes. Convocados por ordem de classificação, de acordo com a demanda dos órgãos da administração estadual. “A nova seleção já traz a fórmula do sucesso da primeira edição, em que mais de mil jovens foram encaminhados para a experiência do primeiro emprego. Nossa meta é superar este número”, diz o secretario da Administração Manoel Vitório. Os selecionados assinam contrato de trabalho especial de aprendizagem, com prazo determinado de dois anos, com remuneração básica de R$ 556, além de auxílio-transporte, auxílio-alimentação e plano de saúde.
Os aprendizes fazem treinamento teórico de, no mínimo, 400 horas, dividido em módulos que incluem disciplinas como: qualidade no atendimento, informática, noções de empreendedorismo, comunicação empresarial, matemática relacionada ao mundo do trabalho, entre outros. A capacitação teórica é feita nas Voluntárias Sociais e o aprendizado prático diretamente nas unidades de atuação dos jovens, com monitoramento permanente. “Além de oportunizar uma experiência de até dois anos no currículo do jovem, o Mais Futuro encaminha-o após o fim de sua atuação no programa para o banco de dados do Sistema de Intermediação para o Trabalho – SineBahia”, explica a presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça.
As diretrizes do programa são estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 11.139/2008, que regulamenta a contratação de jovens conforme as determinações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e prevê assinatura de convênio entre o Estado e entidades sem fins lucrativos.

http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/noticias/mais-futuro/estado-abre-selecao-para-o-primeiro-emprego