domingo, 13 de novembro de 2011

Proposta Pedagógica da Equipe Gestora CEVA


PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EQUIPE GESTORA DO CEVA
      Pautado em valores tais como: excelência em qualidade de ensino e atendendo a comunidade; criatividade nas ações para que resultem no aprimoramento para soluções dos problemas junto à comunidade; ética ao elaborar trabalhos em equipe com a participação de todos (funcionários, estudantes, direção, professores e a comunidade) e respeito às diversidades culturais, que a Equipe Gestora do COLÉGIO ESTADUAL DE VILA DE ABRANTES tem como princípio fundamental a formação humana do indivíduo para que participe construtivamente de uma sociedade solidária.
       Acreditamos numa educação voltada para o SER, tendo como objetivo máximo o compromisso com a vida e os valores como a ética, a sensibilidade, a estética, a cidadania, a solidariedade, a verdade, o respeito e o bom senso.
Desta forma o estudante é o personagem central do trabalho pedagógico e sua aprendizagem terá foco na qualidade e na autonomia da escola e do professor.
       É pautado nos ideais de igualdade de condições, liberdade para aprender, pluralismo de idéias, que os gestores do CEVA procurarão  atender os anseios da comunidade, formando cidadãos capazes de lutar por um mundo mais justo e igualitário.
      Sendo assim, estaremos apresentando algumas das nossas propostas para a gestão de 2012 a 2015. Dentre elas: Identificar as causas das dificuldades apresentadas pelos (as) estudantes e estabelecer estratégias de intervenções pedagógicas para melhoria da aprendizagem; Realização de aulas extraclasses, tais como: visitas, aulas de campo, etc;Implantar projetos em que os estudantes desenvolvam as habilidades de leitura, interpretação e escrita em todas as disciplinas durante todo o ano letivo; Estabelecer parcerias com instituições ou entidades de educação profissional, bem como com profissionais da própria comunidade ou da U.E., com objetivos de capacitar os estudantes e estimulá-los a prosseguir seus estudos; Promover o dia da família na escola com o apoio da comunidade escolar e o colegiado, a fim de atrair a comunidade externa a participar do cotidiano escolar; Incentivar a formação de grêmio estudantil e representantes de turma como forma de promover ações de integração dos vários seguimentos na busca da melhoria dos objetivos educacionais; Incentivar e viabilizar a participação dos estudantes nos projetos disponibilizados pelo MEC e pela Secretaria da Educação: Escola Aberta, Ensino Médio Inovador, FACE, TAL, AVE, entre outros.
         Para que essas metas sejam alcançadas faz-se necessário uma metodologia sócio-interacionista que enfatize o indivíduo como sujeito ativo da sua própria aprendizagem, visando a modificabilidade cognitiva estrutural.
     Na certeza de contar com a credibilidade, participação e confiança de toda a comunidade de Vila de Abrantes reiteramos nossos sinceros agradecimentos e apreços.
Profº Adriano Sousa e Equipe Gestora

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